Poliana: o livro mais otimista que você vai ler!

Essa é provavelmente a indicação de leitura mais especial da história do site, e vou lhes dizer o motivo: Poliana foi o livro que formou toda minha personalidade de hoje!

A Maria Lua de oito anos de idade por algum acaso encontrou esse livro velho, empoeirado e ativador de rinite e jamais imaginaria a perspectiva que ele traria para a sua vida. A obra publicada em 1913 por Eleanor H. Porter conta a história de Poliana (ou Pollyanna em algumas versões), a órfã mais positiva que já existiu. Após a morte de seu pai a menina é designada a viver com uma tia rica e amargurada, tal como empregados da casa com quem cria lindas relações.

Resultado de imagem para POLIANA livroLogo ao chegar em sua nova casa a garota já demonstra ser diferente por sua tagarelice a respeito de expectativas sobre uma casa grande, lindos quartos e uma excelente tia – mas logo em seus primeiros momentos decepciona-se ao deparar-se com seu quarto sendo o mais escuro, simples e antiquado da casa, mesmo havendo diversos outros cômodos luxuosos sobrando. A sua tia, detestável, designa a ela diversas tarefas retirando-lhe seus momentos de lazer, sempre estranhando suas falácias. É em meio a certas decepções que a menina conta para a empregada da casa, sua grande amiga, sobre o jogo do contente que seu pai havia inventado. O jogo consistia em ver o lado bom das coisas, como da vez que ela ganhara muletas infantis quando esperava por uma boneca, e comemora: “uau, que bom que não estou precisando de muletas! É algo bom!”

E é com seu otimismo desenfreado que ela muda aos poucos a casa,  sua tia, seus amigos e, especialmente, os leitores. A obra inclusive deu origem à novela Poliana da SBT. Recomendo a todos por ser uma leitura rápida, de vocabulário fácil, enredo envolvendo e, acima de tudo, palavras simples e lindas das reflexões da menina mais otimista da literatura.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Poliana: o livro mais otimista que você vai ler!

Comentem! Vou adorar saber o que acharam!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s