Crítica | Tempestade – Planeta em Fúria

Mais um filme apocalíptico.

Fora do período de sucesso de filmes apocalípticos,  Tempestade – Planeta em Fúria retorna com a mesma temática, de forma que nada acrescenta à sétima arte. O filme se passa num futuro próximo onde o Planeta Terra tem seu clima controlado por uma máquina, o Dutch Boy, que fora criado pelo inventor Jake Lawson. Porém em algumas partes do mundo há colapsos que aos poucos espalham-se, causando catástrofes que matam grande parte da população. Max, irmão de Jake Lawson, a mandado da presidência tem que convocar o irmão para voltar ao espaço e consertar o Dutch Boy.

Esses acontecimentos, porém, são cercados por situações emocionais muito intensas – como a relação conturbada entre os dois, que parecem inimigos até meados da história; o namoro de Max com uma agente secreta, que priorizam o trabalho à relação; a vida pessoal de Jake Lawson, que perdeu a esposa e tem crises com a filha (que, por sinal, demonstrou-se uma revelação. Um elenco infantil que foi muito rico); e a relação patriota, em si, considerando que o Dutch Boy foi alterado por alguém político e importante.

Mas, a contraponto do patriotismo, o filme trouxe uma semelhança com outra ficção apocalíptica chamada A Hospedeira, que traz o elemento “nosso povo é o planeta, e não a nação”, com um sentimento de que somos todos um, e não devemos nos dividir e tornar rivais. Esse foi o elemento que me pareceu mais marcante como “mensagem a se passar”.

A trilha sonora foi muito emocionante, em especial ao mostrar cenas de outras nações, como no Rio de Janeiro, Hong Kong, Tokio, Emirados Árabes, Afeganistão… A sua visão mundial foi muito rica. O elenco, inclusive, trouxe rostos conhecidos que enriqueceram o filme como um todo.

O roteiro, em si, não traz nenhum elemento novo ou inovador, sendo um filme comercial, apenas, mas que trouxe como seu capricho os efeitos especiais – e um 3D magnífico.

Hoje, nos cinemas.

Anúncios

Comentem! Vou adorar saber o que acharam!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s