Crítica | Uma Mulher Fantástica

Quem esperava ver um Garota Dinamarquesa, surpreendeu-se ao ver um dos filmes mais profundos a respeito do tema de transsexualidade.  

 

O título, Uma Mulher Fantásticaadequa-se perfeitamente à obra como um todo. O filme conta a história de Marina, uma mulher transsexual, e todo o preconceito e sofrimento que passou após a súbita morte de seu namorado, Orlando – muito mais velho que a protagonista, tal como com mais condições financeiras que a mesma, garçonete e cantora.

Em todas as cenas antes do seu falecimento, Orlando mostra ter muito fascínio e carinho por Marina, dando-lhe presentes e com demonstração de afeto – o que lhe é retribuído, tendo uma namorada muito amorosa – um relacionamento que, devido ao preconceito, é pouco exposto. Outro ponto relevante é a família de Orlando (em especial ex-esposa e filho), que foi destruída por conta de Marina, considerando que seu namorado ainda era casado quando se conheceram.

O pós-morte é ambientalizado, em suma, por uma sensação de medo. Marina é vista como suspeita de tentativa de homicídio, e é tratada tanto pela família do falecido quanto pela própria polícia como uma marginal, que demonstram claramente que sua transsexualidade não era bem vista. Há uma cena, inclusive, onde Marina é constantemente chamada de Daniel, pelo pronome “ele”, e ainda assim manteve-se séria e bem segura de si mesma.

Ao longo da obra a protagonista sofre diversos abusos, sejam legislativos ou de fato físicos – sejam eles violentos ou não, e ainda mantém-se forte. Uma Mulher Fantástica, desse modo, imita a vida ao demonstrar com muito realismo o que transsexuais passam em seu dia-a-dia em situações muito diferentes, mas ao mesmo tempo não foca na transsexualidade em si, mas sim na força dessa mulher fantástica.

O filme entrará em cartaz no dia 07/09/2017.

Anúncios

Comentem! Vou adorar saber o que acharam!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s