13 REASONS WHY: É horrível!

Não, você não leu errado. Essa série de que todos falam foi mencionada pelo Eduardo Cilto, escritor e youtuber brasileiro, dessa mesma maneira: horrível. E eu concordo com ele. É uma maravilhosa série horrível. Vou falar disso mais adiante.

Who_is_13_Reasons_Why_star_Katherine_Langford__Meet_the_actor_who_plays_Hannah_Baker_in_new_Netflix_series

Pra quem não sabe do que se trata, lá vai o resumo tanto da série quanto do livro (sim, é baseado em um livro):

Hannah Baker comete suicídio, algo que chocou toda a sua cidade, deixando todos abalados, desolados, criando centenas de cartazes contra o suicídio e a favor de terapias, etc. Porém, alguns dias depois do ocorrido, chega às mãos de um amigo de Hannah, Clay Jensen, uma caixa com instruções e sete fitas (frente e verso, no total de 13 gravações de áudio) que ele teria que escutar e passar adiante.

O que acontece é que essas gravações foram feitas pela própria Hannah um pouco antes de cometer suicídio, explicando os treze porquês de se matar. Em cada fita ela cita uma pessoa que causou um mal a ela, detalhando e explicando como se sentiu com cada traição que recebeu na vida – seja apenas falsidade, infidelidade, mentiras, agressões e até mesmo crimes.

Cada episódio da série trata com muita sinceridade sobre cada acontecimento, sendo treze episódios, cada um uma fita. Ao longo dos episódios nós sentimos não só a dor de Hannah, mas também a dor de Clay, que a amava, por saber que se pelo menos uma daquelas pessoas listadas tivesse ficado do lado dela, ela provavelmente ainda estaria ali.

alex-13-reasons-why-netflixÉ uma série difícil de se assistir, gente, não vou mentir. Eu sofri bullying assim como a maior parte da população, e a sensação de “podia ter sido eu” paira toda vez que Hannah conta sobre algo da vida dela. É doloroso, um dos motivos de ser horrível. A mensagem não só nos alerta sobre algo que acontece há muito tempo, mas nos comove, nos faz repensar. Nos traz reflexões. Eu chorei, e chorei muito enquanto assistia, e já soube que muitas outras pessoas também o fizeram. É uma série importante, e que todos devem ver uma vez na vida.

13-reasons-why.jpgO livro eu li quando estava na adolescência, e lembro de ter gostado na época, apesar de achar a forma de escrita um pouco confusa, portanto acabei me impressionando muito mais com a série, mesmo já tendo vários spoilers da obra original. Foi chocante da mesma forma para mim, ainda mais com as fortes cenas dos últimos dois episódios.

Gente, eu entendo muito bem quem não gostou da série. Escutei relatos de várias pessoas falando “ah, fraqueza. Só por isso ela se matou? Tanta gente passa por coisa pior e fica bem. Supera! Só se abala quem se permite abalar!” (sim, escutei mesmo isso), e acho que essas pessoas assistiram errado ou não assistiram, porque o foco da série nunca foi contar um caso de suicídio, e sim deixar a seguinte mensagem:

Katherine-Langford-13-Reasons-Why-Netflix

Cada pessoa tem seus próprios limites, e não se pode basear a sua dor pela dor de outra pessoa jamais.

Você não está na cabeça da outra pessoa. Não sabe o que ela está aguentando e nunca se sabe se a sua mágoa será, por fim, a gota d’água.

Não importa o que a pessoa represente pra você: ela nunca vai merecer nada do que você possa fazer no intuito de machucá-la.

Se o seu julgamento não for ajudar a pessoa a ser melhor, então ele deve permanecer em sua mente.

frases-13-reasons-whty.jpgEu acho que essa série teve seu valor e ajudou a muita gente. Além do índice de jovens que pediu ajuda após o lançamento da série ter aumentado, diversas redes sociais ficaram lotadas de frases e pensamentos bonitos. Teve muito apoio e recepção da causa, muitas palavras de amor, e muita conscientização. Eu nunca tinha visto o Twitter tão bonito quanto vi naquela semana em que assisti 13 reasons why. Achei de extrema importância para os jovens de hoje, porque com bullying, depressão e, principalmente, depreciação, não se  brinca de jeito nenhum!

Então, sim, se me perguntarem, eu concordo com o Eduardo Cilto. Essa série é completamente horrível, e por isso cumpre o seu papel com maestria. Nos mostra esse lado sofrido, nos passa a dor de quem sente, e nos faz engolir um monte de lição de moral que já deveria estar penetrada em nós. Então, é, é uma das séries que mais me impressionou e agradou. Recomendo a todos de olhos fechados!

Ah! Não se esqueçam: pode ter uma Hannah Baker do seu lado agora mesmo, e se pelo menos uma pessoa ficar do lado dela, e pode ser você, a sua Hannah pode permanecer do seu lado.

13-reasons-crop.jpg

Anúncios

7 comentários sobre “13 REASONS WHY: É horrível!

  1. Eu li o livro alguns anos atrás e, apesar de ter me feito refletir sobre muitas coisas, não gostei tanto. Porém, eu gostei demais da série. Acho que ela foi muito mais impactante. Porém, acho que é uma história feita para aqueles que não levam o suicídio e a depressão a sério, porque mostra o quão grave é. Mas não para pessoas que sofrem com isso, pois ela tem muitos gatilhos.
    Adorei o seu post, concordo a série é maravilhosamente horrível. /may

    Curtir

    • Eu concordo com isso! Não fiquei muito animada no livro. Achei confuso, simplório, apesar de ser uma boa história. Já a série me prendeu! Sobre os gatilhos… Concordo novamente. Muitos depressivos disseram que essa série os ajudou, mas muitos também se desestimularam. O fato é que foi feita para que as pessoas em volta dos depressivos abrissem o olho e procurassem ajudar.
      Obrigada, May! Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Eu estou adorando visitar seu blog, e ler os seus posts…. São muitos legais, e interessantes…. Sempre estou passando aqui para desfrutar de seus posts…..

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?

    Visite Meu Site Blog Rio de Prêmios

    Curtir

Comentem! Vou adorar saber o que acharam!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s