DORAMAS: séries coreanas que vocês precisam conhecer!

Sim, hoje em estou bem oriental, e vocês vão ter que me engolir! Mas, brincadeiras à parte, vim mostrar para todos vocês o universo que tem ocupado mais de 90% da minha audiência ultimamente: OS DORAMAS!

É novo no mundo da cultura coreana? Não se preocupe! Vou explicar: doramas (ou, simplesmente, dramas) são minisséries que variam de 16 a 25 episódios, em geral, que costumam contar histórias românticas, cômicas, dramáticas… Enfim, sobre diversos assuntos! Os doramas, por mais que sejam mais famosos e investidos na Coréia do Sul, também são produzidos na China, Japão e em Taiwan.

playful.jpgMas, vocês me perguntam, Lua, por que isso está tão disseminado no mundo?! O que faz com que as minisséries asiáticas tenham sucesso internacional e as brasileiras, por exemplo, não tenham? Bom, isso eu já não sei, mas fui capturada por esse universo e não consigo mais sair.

Então, além dos atores super fofos, expressivos e carismáticos, ainda temos histórias realmente envolventes (algumas mais relevantes que outras), e uma transparência de sentimentos quase cruel, a ponto de me fazer desidratar de tanto chorar depois de esperar por dez episódios só pra ter um selinhozinho (selinho realmente ganhou uma importância maior para mim depois do primeiro dorama). Então hoje eu vim indicar alguns de meus favoritos para que vocês possam se apaixonar e viciar junto a mim. Espero que gostem!

01. Descendents of the sun (Tem na Netflix, oba!)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além do elenco lindo (sim, estou falando do seu sorriso, Sr. Capitão Yoo Si Jin) esse é o dorama com a história mais relevante que eu vi na vida. Basicamente conta a história de amor entre uma médica politicamente correta e um soldado importante do exército, com todas as dificuldades que envolvem: a) ele não poder contar o que faz no trabalho, b) o trabalho da Dra. Kang ser salvar pessoas e c) o trabalho do capitão ser matar pessoas para que outras possam viver. Então além de tudo isso ainda envolve: trabalho voluntário em países miseráveis, tráficos (humanos, de armas, de drogas, de tesouros), envolve a questão política de Coréia do Sul x Coréia do Norte, formação de gangues, etc. E, claro, fora a trilha principal do casal protagonista ainda mostrar várias outras vidas e suas histórias. É muito lindo. Sem dúvidas meu dorama favorito no mundo inteiro!

02. Who are you? School 2015

Este slideshow necessita de JavaScript.

School 2015 foi um dorama que me pegou completamente desprevenida. Um belo dia eu estava procurando um dorama mais bobinho, de escola, uma comédia leve e romântica só pra suspirar enquanto desejo um oppa em minha vida, e encontrei esse. Vi a capa com adolescentes de uniforme e pensei: why not? E foi assim que eu descobri o dorama mais sério da minha vida. Acontece, gente, que School 2015 trata com muita sinceridade sobre um dos maiores problemas da Coréia: o bullying. O número de jovens que se suicidam por causa de seus colegas que o importunam é imenso, e o mundo não enxerga isso. Adolescentes apanham, são xingadas, humilhados na frente de todos, são forçados e coagidos a se autoflagelarem e diversas outras coisas meramente por conta do medo. Esse dorama denuncia tudo isso com maestria (claro, há alívio cômico e romance, mas me deu muito o que pensar). Eu recomendo de olhos fechados.

03. Weightlifting Fairy Kim Bok Joo (a fada do levantamento de peso Kim Bok Joo)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar do nome parecer bobo, ele é um dos meus doramas favoritos no mundo inteiro! É leve, cômico, romântico e completamente fora dos padrões. A começar com Kim Bok Joo, a protagonista, não tem nada em comum com o padrão de beleza coreano (que, como sabemos, é muito influente no país). Ela é meio gordinha, tem um corte de cabelo que não a valoriza, se veste como um rapaz, come muito e, ainda por cima, faz levantamento de peso, um esporte que em qualquer parte do mundo é considerado mais “masculino”. Mas, claro, não é só isso que apetece o dorama. É muito provocada a questão de padrão de beleza, clínicas de estética, problemas familiares, a pressão sob um corpo, etc, então traz seus fundamentos importantes (mas admito que a maior felicidade é ver os diálogos da Bok Joo com o Joon Lindo Hyung ❤ ).

04. Dream High (Sonhe Alto)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acho que o nome do dorama já diz tudo, não é? Dream High explora a maior fonte de renda da Coréia atual: o K-POP. A história se passa em uma escola de música famosíssima e explora diversos aspectos: a busca pelos seus sonhos, o trabalho duro, ensina que arrogância exclui seus talentos, que o esforço é bem recompensado, que a fidelidade aos amigos é essencial, que dificuldades vêm para fortalecer, e que os fins não justificam os meios. Mas, é claro, não é esse o maior adereço do dorama. O elenco conta nada mais nada menos que com: Suzy, IU, o grandioso JinYoung (da JYP entertaiment) e o maravilhoso bias ultimate Jang Wooyoung, também conhecido como Jason, o meu mozão. Então isso com certeza convence qualquer um a assistir!

05. Boys Over Flowers (Meninos antes de Flores: tem na Netflix!)

Este slideshow necessita de JavaScript.

É CLARO QUE ESSE NÃO PODERIA FALTAR! Quem tem conhecimento sobre doramas, mesmo que mínimo, conhece Boys Over Flowers (TEM NA NETFLIX, CORRE!), e não apenas por conter o super famoso e maravilhoso Lee Min Ho, mas também pela sua história. Fala muito sobre a questão social das pessoas, dinheiro, fama, riqueza, aparência e o que isso transparece sobre quem é. Desmitifica muita coisa dos padrões da elite coreana e nos dá uma protagonista forte, decidida e maravilhosa. Todos os personagens acabam te encantando no final (fora a Bruxa: entendedores entenderão). Então, se você nunca assistiu um dorama na vida, BOF é o melhor para se começar. Divirta-se! E desculpa se você viciar nas trilhas sonoras assim como eu.

Anúncios

Um comentário sobre “DORAMAS: séries coreanas que vocês precisam conhecer!

Comentem! Vou adorar saber o que acharam!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s