Contos de fada mal contados: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

Olá! Continuando a minha série de histórias reais dos contos de fada, trouxe a Branca de Neve! Se quiserem ver os outros posts, há o da Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados e Bela Adormecida. Espero que gostem!

schneewittchen-belialchan2.jpgA história original já conhecemos dos livros e filmes, é claro, mas vale relembrar. Branca de Neve, órfã, acaba tendo que conviver com uma madrasta após a morte de seu pai. A madrasta (ou maldrasta, como dizem) era muito invejosa e, com ajuda de seus poderes mágicos, fabricou um espelho que sempre lhe conta a verdade. A sua maior pergunta era: Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?

E, certo dia, quando a beleza da princesa começou a florescer, o espelho respondeu que Branca de Neve era mais bela. Enfurecida, ela manda um caçador matar e trazer o coração da menina, mas elecentenario-grimm.png não consegue, encantado com a beleza e doçura da indefesa criatura, e a liberta. Logo Branca estava por conta própria da floresta, até encontrar uma casa com sete anões que a hospedaram e cuidaram como uma irmã. Não demorou para a bruxa desco
brir e ir atrás dela, entregar uma maçã envenenada e derrubá-la em sono profundo, que foi despertado no final com um beijo de amor verdadeiro do príncipe.

Tão encantador, não é? Ah, mas as outras versões…IS0DMrD.png

Na primeira, Branca de Neve tinha apenas 7 anos quando isso aconteceu. E o caçador, na verdade, deveria arrancar os pulmões, fígado e coração para entregar à rainha, que, ao receber os órgãos de animais, os devorou crus. Quando descobriu o paradeiro da Branca-de-Neve.pngBranca de Neve foi até a casa dos 7 anões três vezes: Uma para levar um tapete de seda, tentando matá-la apertando-a bem forte entre o tecido. Não funciona, então no segundo dia leva um pente envenenado, mas falha novamente. E, por fim, a maçã envenenada, que a matou antes mesmo do príncipe ou anões chegarem em casa.

Na segunda, o mesmo acontece, mas os anões de fato c
olocam a princesa desacordada (viva) em uma cripta de vidro. Dias depois o príncipe passa por ali e ao ver a princesa decide que quer comprá-la. Os anões não querem vender de início, mas acabam vendendo depois de tanta insistência. Os carregadores reais, portanto, tropeçaram e deixaram a cripta cair, quebrando o vidro e fazendo com que a maçã da boca da princesa caísse no chão. E foi então que Branca de Neve despertou, mas não quis casar com o príncipe, que ela considerava maluco, psicopata e traficante de corpos, e decide passar o resto de sua vida com os anões.

snowwhiteclassicillustrationA terceira, porém… Acontece exatamente o mesmo da out
ra vez, mas os carregadores levam a princesa para o quarto do príncipe, que a estupra diversas vezes durante muito tempo, intrigado com o corpo quente da moça. Ele se apaixona pelo defunto, chama diversos médicos, e nenhum deles consegue acordar a garota, indicando uma espécie de eutanásia. Ele nega, e meses depois percebe a gravidez da jovem princesa. Ela dá a luz a uma menina que se torna princesa do reino, amada pelo pai e pelos avós, mas duas coisas trágicas acontecem: o povo achou repulsivo o príncipe ter relações sexuais com alguém tecnicamente morto, e invadiram o palácio revoltados, matando toda a família real, incluindo os reis, o príncipe, Branca de Neve e a nova princesinha. Fim.

Ah, vou fazer um post sobre isso mais tarde, mas foi descoberto que a Branca de Neve realmente existiu. Era uma princesa da Alemanha que viveu em 1729, Maria Sophia Margaretha Catharina von Erthal. Ela realmente foi perseguida pela rainha, e na floresta encontrou um chalé bem sujo que abrigava não anões, mas crianças que trabalhavam nas minas desde muito pequenos, que eram sujos e com a aparência bem envelhecida por conta da radioatividade, além de serem corcundas. Ah! E o espelho mágico nada mais é que um grande espelho cheio de coisas inscritas em volta, com palavras de encorajamento e narcisismo da rainha. Os irmãos Grimm teriam escutado essa história cerca de 100 anos depois, e reescreveram de seu modo mágico.

Legal, né? Eu também acho! E espero mesmo que tenham gostado. Obrigada!

 

Anúncios

7 comentários sobre “Contos de fada mal contados: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

Comentem! Vou adorar saber o que acharam!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s