Contos de fada mal contados: CACHINHOS DOURADOS

Olá! Depois de uma postagem minha sobre Contos de fada que nunca iriam para a Disney fazer tanto sucesso, eu decidi trazer para vocês uma série sobre as histórias reais por trás dos contos de fada. Basicamente vou postar um por um aqui, com fotos, explicações e interpretações minhas. Espero que gostem! O primeiro vai ser… Cachinhos Dourados!

 

Pessoal, eu não vou mentir. Não é uma das minhas histórias favoritas, talvez por eu sempre ter achado muito parecida com Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho, sabe? Mas é bem divertida… Ou pelo menos a versão que nós conhecemos.

14648321987b52009b64fd0a2a49e6d8a939753077792b0554_450.jpgBasicamente esse história já foi contada de três formas diferentes, já que é uma história muito antiga. Vamos ouvir a versão popular? Bom, hoje em dia, nos livros, é dito que uma menina de cachos loiros está muito cansada de tanto andar na floresta e, ao avistar uma casa, decide entrar para descansar.

Lá dentro ela encontra uma mesa posta com três pratos cheios de mingau: um grande, que ela não gosta do sabor, um médio, que também não lhe agrada, e um pequeno, que ela devora com muita vontade. Estando muito cheia que nem a Branca de Neve naquela história clássica decide subir para se deitar. Lá encontra novamente três camas: uma grande, muito dura, uma média, muito mole, e uma pequena, que é perfeicachinhos-dourados-conto-original-os-tres-ursosta considerando que o papai e mamãe urso durmam separados. Lá ela deita e só acorda quando os três ursos estão em cima dela, zangados, e dão-lhe um susto que a faz fugir rapidamente. Moral da história? Não se meta na vida dos outros. E essa moral é a única coisa que p
ermanece intacta nas versões.

A história mais antiga, na realidade, exclui a garotinha. Dizem que uma velha muito baixa e doente entra na casa, toma a sopa, deita-se na cama, e nunca mais acorda. Ou seja, os
lobos, que perderam o mingau que deixaram na mesa, comem a velhinha até sobrar apenas ossos, que usam como pé de uma cama nova. Ah! E tem mais: A velha, que estava doente, ao virar refeição dos ursos também passou doença para eles, que morreram pouco depois.

E aí? Um pouco bizarro, hein? Vejamos a outra versão. Essa, pessoal, é ainda mais antiga! Dizem que foi a primeira história, e que só colocaram uma velha e criança na história para servir de exemplo para as pessoas, uma maneira de educar, segundo eles. Mas essa, a original, é na verdade uma daquelas fábulas de animais. Ao invés de idosa e garotinha, há uma raposa já conhecida por ser ladra em todos os contos, até mesmo em Dora Aventureiracontosdefada-cachinhosdourados

A raposa repete todos os atos: invade, mingau, cama. Porém, quando os lobos chegam em casa e decidem fazer o mesmo que fizeram com a pobre velhinha, percebem que a raposa é muito magrinha, mas que não deixariam de se vingar por conta disso. Eles pegaram a raposa e a jogaram com força pela janela. Mas ela não morreu: tinha todos os ossos quebrados, mas infelizmente continuava viva (digo infelizmente porque sinto pena do que acontece depois). Os lobos foram atrás dela e tentaram afogá-la em um balde, mas ela não morria! Não importava quanto tempo ficasse debaixo d’água, saía de lá tossindo será ela parente de Rasputin?. Então eles perceberam que ela não morreria fácil assim, e, ainda viva, a cortaram em pedacinhos bem pequenos, como quem corta uma carne. É, gente, dessa vez ela morreu… E é só isso!

Basicamente essas são as versões, e espero não ter traumatizado ninguém. Acho até que vou colocar um +14 no título do post… Enfim, espero que tenham gostado! Volto em breve com mais histórias reais de contos de fada, e se quiserem podem deixar aí nos comentários uma sugestão, que vou ter o maior prazer em pesquisar e trazer para vocês. Obrigada!

Anúncios

9 comentários sobre “Contos de fada mal contados: CACHINHOS DOURADOS

Comentem! Vou adorar saber o que acharam!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s