Em Luta Pelo Amor: Indicação Lunar

Olá! Para quem procura um filme fácil de se encontrar e ainda mais fácil de se apaixonar, trouxe uma solução! Em luta pelo amor, de 1998, está na Netflix, e já deixei minha pontuação: cinco estrelas!

dangerous-beauty.jpg

Se eu falar demais, perdoem-me, mas tenho quase fascinação por essa história. Basicamente, é uma biografia de Veronica Franco, a cortesã mais famosa de todos os tempos. Ela viveu no século 16 na Itália, e sua peculiaridade a fez deitar-se com os homens mais nobres que a Europa já viu.

cf90a27190cc923e0c5de8f0f4f8d5be-650x425.jpgDevo lembrar a época que narro: as mulheres destinadas ao casamento não poderiam
aprender nada que não fosse útil em seu patrimônio, o que as tornava ignorantes. Cortesãs, não. Elas tinham esse direito. Deitavam-se e conversavam horas a fio com generais, religiosos, políticos, filósofos, e tinham papas o suficiente para manter a conversa: e isso
instigava desejo nos homens. E Veronica não apenas lia, escrevia muito, mas também sabia lutar com uma espada. Teve uma infância conjunta a rapazes, tal como seu irmão, que lhe ensinaram coisas honráveis para mulheres. Ela era especial, de todas as maneiras possíveis.
É claro que não foi apenas sua grande inteligência (e ed5d5e4e90198ed572fbd4cae5a8ac67saibam: ela não era conhecida por ser cortesã, mas sim poeta. Vivia em festa narrando suas poesias e encantando um por um). Veronica era imensamente bonita. Corpo escultural, cabelos de um raro ruivo, e talentos natos de sedução (que foram aumentados com ensinamentos de sua mãe, antiga cortesã, vinda de uma linhagem bem longa de profissionais). Ela c
onseguia seduzir h
omens apenas com gestos, sorrisos, e ainda tinha o direito de escolher com quem deitar-se.

O filme se fosse apenas isso já seria interessante, mas há algo mais. No início de sua vida,
ignorante do que sua mãe, avó, etc foram, ela pensava em casamento, sim, e estava apaixonada por um homem, Marco Vernier, que também era louco por ela. Era um romance bonito, leve, mas ela então soube que
dangerous-beauty-dangerous-beauty-honest-courtesan-18249058-323-500jamais poderiam se casar, devida sua posição. Marco, é claro, não podia simplesmente sumir com ela, sendo o único filho homem e herdeiro de algum posto do pai – além de político renomado. Ela, enfurecida com a falta de sacrifícios do amante, corta laços com ele e fica em prantos em casa. É nesse momento que sua mãe revela seu antigo estilo de vida, e sugere que a filha o siga – já que dessa forma ainda poderia ser amante de seu namorado.

Ela não sentia que essa era a vida que queria levar, mas usou isso como maneira de vingança. Aprendeu e iniciou sua vida de prostituta de luxo com muito sucesso. Conquistou todos os homens que a viam passar, alguns declaravam-se apaixonados, mas não consumou seu amor por Marco, que estava enlouquecido por vê-la tão atraente e disputada mas não recebia da mesma mais que um não.

3eda0ccb7623fdccb7c3b55bfaee467b.jpgNão gostaria de estar assim, detalhando a história, mas não me contenho ao falar dele. Prosseguindo: Marco acabou sendo forçado a se casar, mas todos, inclusive sua esposa, sabiam que ele nunca amaria ninguém além de Veronica Franco, que logo não teve mais forças para negar o seu amor. Em sua vida recebeu propostas de casamento, de fuga, mas nunca cedeu a ninguém. Amava seus parceiros pela forma com que a deixavam sentir-se, mas seu coração era plenamente de Franco.

77_3_kinopoisk.ru-Dangerous-Beauty-640669.jpgTendo consciência de que ninguém é perfeito, devemos imaginar que os religiosos achavam que ela era uma pessoa demoníaca, uma bruxa, e Veronica acabou fazendo um inimigo em particular (ao negar-lhe uma noite juntos) que criou problemas para ela. Acusada de bruxaria, fora levada em um período de guerra (onde prostitutas eram mortas nas ruas e lagos de Veneza, torturadas, lançadas aos cães, enquanto os homens que as compravam batalhavam em países distantes) para a Santa Inquisição, que iria decidir sua morte. É claro que não vou contar o desfecho, já que insisto tanto para verem o filme.

 

Suponho que se eu lesse esse post em algum blog já estaria com uma aba aberta no Netflix para começar a assistir, e espero que o façam mesmo. Vou deixar aí embaixo, à caráter de curiosidade, uma imagem da verdadeira Veronica Franco, que não é linda como Catherine McCormack, mas que era sensacional ao seu modo, em um mundo sem hidratação capilar de três minutos ou uma base e rímel descente. E, mais uma vez, obrigada por ler até aqui. Espero ter conseguido te entreter!

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Em Luta Pelo Amor: Indicação Lunar

Comentem! Vou adorar saber o que acharam!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s