Olá! Quero começar hoje um quadro que, sinceramente, estou bastante empolgada. Vai se chamar Indicação Lunar, e consta basicamente de filmes, livros, séries, ou o que for que eu indicar a vocês semanalmente. A primeira eu pensei, pensei, pensei, e não pude evitar. Preciso sacudir vocês e gritar “ASSISTAM ESSA TRILOGIA”! Eu juro, não vão se arrepender depois de ler essa postagem!Before Sunrise ou, como no Brasil, Antes do Amanhecer, é a minha trilogia favorita de todos os tempos! Ele fala sobre coisas reais, sobre romance, a amizade e relação de um casal. É simplesmente sensacional!
O primeiro filme é o meu favorito, mas não o de todos. Vamos lá. Eu sempre gosto de ver inícios, sabe? A paixão surgir, o que um mais gosta no outro, todos aqueles joguinhos de olhares, a forma como contam as coisas sobre si, tudo! E esse filme nos faz vivenciar isso praticamente sem corte algum. Tudo começa quando Jesse e Celine, em um trem, acabam se conhecendo. É um encontro engraçado, eles dois são engraçados e já nos mostram um pouco sobre a sua personalidade. Jesse, quando ia descer no trem em Viena, consegue convencê-la a descer junto a ele e pegar o próximo trem, no dia posterior. Já interessada e depositando grande confiança, ela vai.
E é aí que o romance começa. Eles tem noção de que é uma loucura, já que não se conhecem, mas insistem em se conhecer melhor. Eles passeiam por toda a Viena, falando de si, da vida, e, de fato, uma das coisas que mais me chama atenção no filme, são os diálogos interessantes e até mesmo filosóficos sobre a vida e os sentimentos.
Provavelmente notaram que em algumas imagens os atores parecem mais velhos, não é? Aí é que está. No final do filme, depois de nos apaixonarmos perdidamente por ambos, eles tem que se despedir. Celine segue seu rumo. Porém, antes disso, eles marcam para se encontrarem ali em Viena exatamente um ano depois. E, ufa! Ainda bem que eu não era nascida em 1995, na estreia do filme, porque estaria a mil!
O segundo filme, Antes do Pôr-do-Sol, se passa nove anos depois. E, curiosamente, ele foi gravado nove anos depois também! Entendem o quanto isso é sensacional? Os atores envelheceram junto à história. Fizeram algo real! Voltando ao resumo… Eles tinham marcado de voltar um ano depois, e Jesse realmente voltou, mas não Celine. É claro que ela se explicou, havia perdido um familiar naquela época, mas vemos novamente um grande romance nascer do encontro dos dois. Ah, e não contei a melhor parte! Eles estão em Viena de novo, sabe qual o motivo de Jesse? Bom, ele está trabalhando na divulgação de seu livro. Um livro, inclusive, que conta a sua história com Celine.
Eu odeio spoilers, realmente odeio, então não vou dizer mais que isso. Esse filme trata-se do reencontro do meu casal favorito do cinema – algo imperdível!
O terceiro é novamente nove anos depois, mais envelhecidos ainda! Jesse e Celine estão casados, com filhos gêmeos, e as câmeras conseguem captar toda a realidade do casal. Esse é o filme favorito dos meus padrinhos, que acompanharam pessoalmente os filmes (começaram a namorar quando lançou Antes do Amanhecer, já eram casados porém jovens, viajantes, no filme Antes do Pôr-do-Sol, e vivem essa situação de filhos gêmeos no terceiro filme, Antes da Meia Noite), e é essa a magia da trilogia: fazer com que as pessoas se identifiquem. Nesse terceiro tudo já é envolvido: a atividade sexual, criação dos filhos, conversas, situação financeira, tudo! Tudo é abordado e mostra que a convivência traz problemas, mas todos tem como se resolver. Mostra que o amor os prende a uma relação que poderia, sim, estar muito desgastada, mas que sobrevive com muita vontade e compreensão. É um filme verdadeiramente lindo.
Então essa é a indicação da semana. É uma trilogia pra quem gosta de fortes diálogos, reflexões, e principalmente de um bom romance. Espero que gostem. Obrigada!
Amo essa trilogia ^^ s2 !
CurtirCurtir