Palavras inventadas por escritores

Pelo menos uma vez em sua vida você vai parar e pensar: olha só esse dicionário… Essas palavras… De onde vieram? Quem (e com que critério) as criou? Pensando nisso eu vou contar a vocês alguns escritores que, não tendo como expressar o que pensavam, decidirar mexer em sílabas e inovar!

1. CAPACHO

A primeira vez vez que essa palavra foi em Grandes Esperanças, de Charles Dickens. Hoje significa “tapete” ou “cúmplice” na maioria das cidades, mas na época se referia à pessoa que permitia que outras limpassem seus sapatos com seus pés dentro. O famoso “engraxate”.

 

2. PANDEMÔNIO

Foi criado por John Milton quando ele tentava descrever o Satanás e seus aliados, então juntou os prefixos e sufixos “pan”, tudo, e “daimon”, espírito malígno.

 

3.ROBÔ

O termo foi criado por Karel Capek no livro Rossum’s Universal Robots, em 1921, e significava trabalho escravo. Ele usou a palavra pra definir o estilo de produção mecânica de seu livro. A palavra virou ainda mais popular em 1941, com a criação do termo “robótica”.

 

4. FACTÓIDE

Surgiu em 1973 com o escritor Norman Mailer para definir uma informação que se torna um fato, mesmo não sendo verdadeira. Acontece muito com algo publicado em jornais que, como todos acreditam, torna-se incontestável.

 

5. ASSASSINATO

Essa palavra, na verdade, desencadeia outras 1.700. Shakespeare simplesmente é um dos maiores contribuidores para os dicionários que o mundo já conheceu até hoje. Tendo carência de mais maneiras de se expressar, ele passa a inventar várias palavras ou, simplesmente, empregá-las de outra maneira (substantivo virando adjetivo, pronome, verbo, o que for). Alguns exemplos: assassino, espantoso, dica, ridículo, majestoso, amanhecer, sangrento, estrada, galo, solitário, pressa, generoso, frugal, e até mesmo leite desnatado.

 

É claro que há muito mais que não mencionei, mas trouxe as minhas favoritas! Espero que tenham gostado. Obrigada!

Anúncios

Um comentário sobre “Palavras inventadas por escritores

Comentem! Vou adorar saber o que acharam!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s